domingo, 22 de abril de 2012

A ideias de Delijaicov para uma cidade mais sustentável




"Quem conhece o arquiteto e urbanista Alexandre Delijaicov, acha também que ele é um pouco louco. Na verdade, ele é um provocador. Isso porque ele quer transformar São Paulo na primeira metrópole fluvial deste país".

Dono de um projeto ambicioso, o professor da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP (Universidade de São Paulo) acredita que a arquitetura da cidade de São Paulo é injusta, pois não é feita pensando no coletivo. Isso porque, como a grande maioria das cidades brasileiras, foi projetada para se moldar ao uso dos automóveis.

(...)
Extremamente crítico, Alexandre é ainda mais enfático quando o assunto é a indústria automobilística. Segundo ele, na carteira de motorista deveria estar escrito "Você é um potencial assassino", para lembrar os motoristas do perigo que é conduzir um carro, principalmente em vias urbanas. Ele ainda defende que o limite de velocidade em todas as vias das cidades deveria ser de 30 km/h.

E sobre quem diz que ele é louco por crer nesse projeto, Alexandre tem uma opinião bem formada: "Devem ter razão, pois quem fala isso deve estar abduzido por essa arquitetura rodoviária mercantilista e fruto do capital. Provavelmente, essa pessoa que diz que eu sou louco é uma pessoa resignada a esse tipo de estrutura servil".

O programa foi ao ar pela TV Cultura no último dia 17/04.

Assista o bloco 2 e bloco 3.

Nenhum comentário: