sábado, 7 de janeiro de 2012

No sertão do CE, professor ensina a fazer forno solar que custa R$ 15


Forno cozinha qualquer alimento com a luz do Sol, diz professor.
Divulgador do forno cita as vantagens de usar o forno solar.

O professor de química e educador ambiental Lúcio Galvão percorre zonas rurais do sertão do Ceará ensinando a construir um forno solar, capaz de cozinhar sem uhttp://www.blogger.com/img/blank.gifso de lenha ou gás. O forno é feito de plástico, madeira, papelão e papel alumínio. De acordo com o professor, o custo para montar o equipamento fica em torno de R$ 15, mas o invento pode ser feito também com material encontrado em casa.

O fogão caseiro funciona usando o princípio do efeito estufa. A luz entra no forno por meio do plástico e fica retida interior na forma de calor, explica Galvão, professor da Universidade Estadual do Ceará. “Ele faz todos os tipos de cozido, só não torra nem frita”, diz.

Leia mais aqui!

E a dioxina?

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei essa reportagem na Globo e copiei uns comentários interessantes de lá:

A medida da dioxina é feita por bilionésimo de grama, que já mata, é pior que urânio, e a dioxina é liberada quando o plástico é aquecido. Esse forno pode ser algo muito mas muito perigoso. Por favor, alguém responsável vá ao youtube e digite dioxina e faça a busca. A intenção desse professor é boa, mas é preciso ver o perigo do aquecimento do plástico, junto à comida, que , se contiver gordura será uma mistura demasiadamente perigosa. Vejam no youtube watch?v=R1E5dampFTA , o título é "PERIGO da DIOXINA - Waldo Vieira (Conscienciologia)", vejam tudo mas especialmente o que é dito aos 5:00.

Vão ao youtube e busquem na pesquisa "PERIGO da DIOXINA - Waldo Vieira" e vocês verão o vídeo que fala sobre o perigo de aquecer plastico, mesmo que seja queima de lixo doméstico, mas muito pior se for junto da comida. Atenção maior ao que é dito a partir dos 4:40 Por favor alguém alerte esse professor ou os casos de câncer no sertão podem disparar astronomicamente.