quarta-feira, 30 de março de 2011

Sinal de atenção


João-de-barro escolhe semáforo para construir ninho no Centro de Florianópolis

Bióloga explica que espécie já está acostumada com o movimento do meio urbano

Um joão-de-barro escolheu um local inusitado para construir seu ninho em Florianópolis: um semáforo bem no centro da cidade, em frente ao Terminal Rodoviário Rita Maria. A imagem, um tanto bucólica, é cada vez mais frequente, segundo explica a bióloga e educadora ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Sayonara de Castilhos Amaral.

— Os joões-de-barro urbanizaram-se. Como não têm mais onde fazer o ninho, é comum escolherem esse tipo de lugar para construírem. Eles convivem bem com o meio urbano.

O problema, complementa Sayonara, é que algumas pessoas pensam que os belos ninhos feitos pela ave podem servir de souvenir e os retiram do lugar. Mas, mesmo que o animal abandone a construção depois que a ninhada cresce, o local pode voltar a ser habitado por outro pássaro.

— Eles também são um adereço a mais para a cidade — diz, alertando que o ideal é não mexer nos ninhos.

A bióloga conta que há uma comunidade de joões-de-barro na região central de Florianópolis. Um deles construiu um ninho sobre um dos ombros da estátua em homenagem ao fundador de Florianópolis, Francisco Dias Velho. Funcionários da Comcap teriam removido a construção, mas um trabalho de educação ambiental foi feito junto a eles para que deixassem os ninhos nos lugares.

Fonte DC

Nenhum comentário: