quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como se livrar do problema das formigas em casa

K Rayker/Stock.xchng /
Bichinhos saem mais durante o Verão
Foto: K Rayker/Stock.xchng

Tempo quente e comida atraem insetos para dentro de sua residência no Verão

Basta colocar alguma coisa doce em cima da mesa da cozinha que elas aparecem. Pequeninhas e de cor marrom, invadem os alimentos sem piedade. Quando você chega perto, elas correm para todos os lados e, rapidinho, desaparecem. São as formigas domésticas, uma das pragas urbanas que atinge as cidades no Verão.

O engenheiro florestal Marcelo Diniz Vitorino explica que, nos meses de calor, vemos mais as formigas andando pela casa por conta da reprodução das espécies. Elas aproveitam o período para aumentar o número de integrantes nas suas colônias:

— Em fase de reprodução, elas precisam de mais alimentos e saem dos ninhos para buscar comida.

A preferência pelo Verão é compartilhada por outros insetos. Sabe aquele bichinho com asas que invade a casa quando chove muito? Não são formigas com asas.

Tem até voadora?

São aleluias, o estágio biológico de reprodução dos cupins. Eles buscam lugares claros e quentinhos para acasalar. Ao cair no chão, perdem as asas.

— Pode ser um buraco no solo ou uma peça de madeira — observa o engenheiro florestal.

Livre-se delas

Algumas receitas caseiras ajudam a espantar as pragas urbanas de casa. Colocar folhas de louro, cravos da Índia e até velas de citronela em móveis e cantinhos da casa afastam os insetos. Mas, se o local estiver infestado, contrate uma empresa de dedetização domiciliar. Mas atenção: a empresa deve ser autorizada pela Vigilância Sanitária.

Chateia, porém, não mata

Apesar do incômodo, especialistas da área de saúde garantem que formigas e cupins não transmitem doenças, nem espalham bactérias.

O perigo é maior com outras pragas que aparecem no Verão, como baratas e moscas. Esses insetos andam em locais sujos, cheios de bactérias que podem trazer riscos à saúde humana.

Para mantê-las bem longe

:::
Recolha e acondicione o lixo de forma adequada, pois ele atrai os insetos para dentro de casa

::: Preencha frestas de azulejos e portas com massa para evitar que formigas façam ninhos nesses pequenos espaços

::: Limpe os ralos com frequência. Os que estiverem fora de uso devem ser tampados. Eles são a porta de entrada de algumas pragas

::: Não deixe restos de comida espalhados pela casa. Insetos adoram essas delícias

::: Mantenha todos os alimentos em recipientes bem fechados

::: Para se livrar dos mosquitos, ao anoitecer, feche portas e janelas

::: Instale telas de proteção nas janelas. É uma boa alternativa para que mosquitos, cupins e outros insetos voadores não entrem na casa

::: Estender mosquiteiros e tendas sobre as camas e berços ajuda a evitar que estes insetos incomodem o sono da sua família

Fonte

Nenhum comentário: