quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O perigo dos agroTÓXICOS no Brasil


Venenos agrícolas matam, artigo de Julio Cesar Rech Anhaia


“Nós permitimos que esses produtos químicos fossem
utilizados com pouca ou nenhuma pesquisa prévia
sobre seu efeito no solo, na água, animais
“selvagens e sobre o próprio homem”.


(Primavera Silenciosa – Silent Spring Rachel Carson)

O termo “veneno’’ deriva da experiência concreta do trabalhador rural, e em nossa opinião, constitui a mais digna e acurada denominação para tais produtos, que, desde o inicio da utilização dos biocidas no meio rural, vem observando além de seus efeitos previstos, matarem pragas, também seus efeitos nocivos à saúde humana e animal.

A tecnologia imposta pela Revolução Verde, a partir dos anos 60, fundamentada na melhoria do desempenho dos índices de produção agrícola, e disseminada entre os agricultores maximizou, num primeiro momento, a produtividade, porém criou estreita dependência a essa tecnologia, fazendo aumentar o custo da produção agrícola.

Socialmente, a Revolução Verde representou uma grande ilusão, pois aumentou a concentração de terra e tornou precária a vida dos pequenos agricultores descapitalizados, como também não solucionou o problema da fome no mundo.

Ambientalmente, essa revolução provocou intenso processo erosivo, perda da fertilidade dos solos, perda da diversidade genética e utilização de matriz energética fóssil, altamente poluente, contaminação dos recursos hídricos, solo, alimentos, animais e o próprio homem, pelos venenos agrícolas.

Continue lendo aqui!

Nenhum comentário: