sábado, 21 de agosto de 2010

Aprenda a fazer o Strogonoff Vegano

Fotos do prato

O SBT Repórter de segunda, 16 de agosto, mostrou os mitos e verdades sobre a carne, um dos alimentos mais polêmicos de todos os tempos. A reportagem mostrou quem são os adeptos do veganismo, uma filosofia que procura evitar a exploração e abuso dos direitos dos animais através do boicote a atividades e protudos dessa origem.

Aprenda então a fazer o Strogonoff Vegano mostrado no programa:

Ingredientes

- 100g de Proteína de Soja (PTS) média / Conhecida como Carne de Soja
- 1 Caixinha de Creme de soja
- 1 Colher de sopa de Mostarda
- 1 Colher de sopa de Catchup
- 3 Colheres de sopa de shoyu (não use molho inglês, pois ele tem extrato de carne)
- 100g de Champingnon
- 100g de Castanha do Brasil
- 1 Colher de chá de alho triturado
- 1 Cebola picada
- 1 Pitada de pimenta calabresa
- Orégano a gosto
- Salsinha a gosto
- Sal a gosto
- Suco de meio limão
- Óleo para refogar

Modo de preparo

Primeiro hidrate a PTS (Proteína Texturizada de Soja ou Carne de Soja). Para isso, apenas despeje os 100g de PTS em um recipiente e cubra com água fervente e acrescente o suco de meio limão e uma pitada de sal. Reserve. Essa soja deve fica em contato com a água fervente durante todo o tempo de preparo dos outros ingredientes – aproximadamente 10 minutos. Depois que notar a PTS já com seu tamanho aumentado, escorra a água e exprema bem com as mãos ou com um pano limpo afim de retirar tanta água quanto possível para obter uma textura de esponja. A PTS hidratada deve parecer um conjunto de pequenas esponjas que vão absorver o tempero que prepararemos a seguir.

Faça um refogado com o alho e a cebola no óleo e acrescente também os champingnons cortados ao meio. Doure tudo. Agora acrescente a PTS que neste momento deve estar praticamente sem água, não pode estar escorrendo. Mexa tudo e acrescente as castanhas, preferencialmente cortadas em pequenos pedaços.

Então acrescente o creme de soja, o catchup, a mostarda, a salsinha, o shoyu e a pitada de pimenta calabresa. Não abuse, a pimenta calabresa é forte. Se achar necessário, acrescente um pouco de água e mais uma pitada de sal.

O tempo de cozimento varia um pouco, mas não deve passar de 10 minutos por conta dos ingredientes. Todos eles já estão praticamente ao ponto de consumo e o cozimento é apenas para fixar melhor o molho e os temperos.

Batata Palha e arroz branco para acompanhar. Capriche na apresentação e bom apetite!

Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Calorias: Menos de 150 calorias por porção

Um comentário:

Gabi ou Bia disse...

Massa! Essa semana fiz uma versão com shitake e grão de bico, ficou muito bom.
Bj Jikiho