quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dia da Mata Atlântica - Poucos motivos para comemorar


Redução do bioma é de quase 8%

Dados divulgados pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, revelam que de 2005 a 2008 foram desmatados pelo menos 102.938 hectares de cobertura florestal nativa, o equivalente a dois terços do tamanho da cidade de São Paulo.

A diretora de Gestão do Conhecimento e coordenadora do “Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica” pela SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, alerta para a necessidade urgente de atuação efetiva do poder público para frear o desmatamento. “É uma questão de sobrevivência dos 112 milhões de habitantes do bioma proteger tudo o que resta de floresta original, por isso agora passaremos a divulgar os dados de dois em dois anos”, disse em entrevista coletiva online.

A média anual de desflorestamento nos dez estados avaliados é de 34.121 hectares, valor próximo ao identificado no período de 2000-2005, que foi de 34.965 hectares de desflorestamento/ano. Minas Gerais, Santa Catarina e Bahia são considerados os estados mais críticos, seguidos do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo.

Foi realizado ainda um levantamento por municípios apontando quais regiões precisam de mais atenção e um ranking dos municípios com vegetação nativa da Mata Atlântica. Os dados podem ser acessados gratuitamente nos endereços: www.sosma.org.br e www.inpe.br.

Fonte: Ambiente Brasil

Nenhum comentário: