sexta-feira, 15 de maio de 2009

“Desplugar-se” das tecnologias - Um novo estilo de vida?

Nada de TV, microondas, mp3, orkut, internet. Poucas palavras no celular e carro de jeito nenhum. Este casal de Boston, Cara (27) e Alan Kalf (31), diz ter optado por se “desplugar” do mundo e das tecnologias devido a um só objetivo: Felicidade.


O casal alega que a atitude não é boa só para eles, mas também para o planeta.Benvindo a um novo mundo – o dos ”desplugados” que tomam a decisão consciente de não mergulhar tão fundo no mundo da tecnologia. Para leigos, isso significa nenhum tempo, dinheiro ou recurso natural gastos em blogs, tweeter, messenger, orkut, e-mail, etc.

O casal americano pode esquecer sobre os impactos ecológicos de sua TV, computador ou internet – eles não utilizam essas tecnologias, e também não se preocupam se seus Ipods são ou não são “verdes” pois utilizam a boa e velha radiola.

Loucos? Aparentemente sim, para todos os seguidores das tendências técnológicas, mas para o número crescente de consumidores que estão se cansando de acompanhar essas tendências, isso pode ser uma saída.

O Professor Dr. Peter Whybrow, responsável pelo Departamento de Pisiquiatria e Ciências Biocomportamentais da Universidade de Los Angeles, afirma:
“Um pequeno grupo de pessoas está reagindo a este sobrecarregamento tecnológico. Primeiramente eles ficam fascinados pela tecnologia, mas após certo tempo, descobrem que ela não economiza tempo e muito pelo contrário, faz com que eles acabem gastando muito mais. Tempo é o único bem que possuímos que é somente nosso. Se você permite que as tecnologias o consumam, e esquece que fundamentalmente é uma criatura do mundo natural, então acabará diminuindo a sua vida”.

Mas o que os Kalfs fazem em seu tempo extra? Eles desenvolvem vários hobbies sustentáveis como a produção de artesanato à mão, restauração de aparelhos de som antigos e máquinas de pinball, e reforma de móveis. Servindo de exemplo dos dois maiores R’s (Reuso e Redução), sem sacrificar a qualidade de vida, o casal encontrou a solução para expandir liberdade pessoal. A felicidade pode se encaixar perfeitamente como um meio de nos ajudar a resolver nossos problemas quando se fala em meio ambiente.

Será que desligar a TV, desconectar a internet e ir visitar um amigo, pode ser a solução? (Fonte: Ambiente Brasil)

2 comentários:

Daniela Lima disse...

Bem difícil processo não?? quem de nós conseguiria fazer o que eles decidiram para suas vidas???

Ana Afonso disse...

Boa notícia! A USP (Universidade de São Paulo) criou um centro para reciclar eletrônicos. A partir de agosto atenderá o campus e a administração estadual. Em 2010 o serviço estará aberto para a população em geral. (ler o especial Sustentabilidade do JT de 15/5/09)