quinta-feira, 2 de abril de 2009

ECOPSICOLOGIA - Espiritualidade e Meio Ambiente



“Nas últimas décadas um grande número de pesquisas apontou a existência de uma correlação entre o contato com ambientes naturais e melhores índices de saúde mental. A ciência da Ecopsicologia vem estimulando uma reflexão profunda sobre as distorções existentes na relação homem/natureza. Esta revisão mostra-se como urgente e fundamental, face a gravidade dos desequilíbrios ambientais que vem sendo provocados pela ação predatória e irresponsável do homem. Ao restabelecer a integração com os ambientes naturais, no entanto, o ser humano encontra mais do que garantia de sobrevivência: encontra estados de equilíbrio interior e transcendência. Realizar este potencial de reconexão e bem estar através da natureza é uma poderosa ferramenta no combate ao stress, ansiedade e depressão comumente presentes em nosso universo contemporâneo.

Ao contrário de outras abordagens da Psicologia que trabalham as relações do ser humano consigo mesmo e com outros seres humanos, a Ecopsicologia trabalha as relações do ser humano com o Planeta e com os ecosistemas dos quais faz parte. Sustenta que na raíz de nossa psiquê está uma conexão básica com a natureza. A repressão dessa conexão na sociedade industrial fez-nos perder o senso de pertencimento à natureza. Essa dissociação homem/natureza é parte fundamental da crise ambiental que vivemos e, de acordo com a Ecopsicologia, a solução dessa crise passa não só pela criação de tecnologias limpas como também pela cura dessa dissociação. O conceito de Inconsciente Ecológico remete-nos à sabedoria ancestral de povos que reconheciam o ser humano como um fio de uma grande teia de vida planetária. É característica dessa sabedoria, reconhecer o sentimento de lealdade para com todas as espécies que compartilham conosco o Planeta. Esse Inconsciente Ecológico pulsa em nós e sua integração à consciência pode abrir espaço para estados de integração e sanidade, assim como pode ser a base para a ética em nossas relações com o Planeta”.

(Texto extraído do site www.ecosintonia.com.br)

Marco Aurélio Bilibio é psicólogo, mestre em Psicologia da Religião e um dos pioneiros da Ecopsicologia no Brasil.

Um comentário:

Resenhas de um Saber disse...

Ola Marcos!! Boa noite! Me chamo Zaine Saber,sou estudante de Psicologia,apaixonada pela Arte, escrevo poesias,amo a filosofia e principalmente a Natureza,acredito muito em uma vida melhor quando vc à respeita e está conectada com ela e com o amor por as pessoas e já estou decidida quero trabalhar em prol do Meio Ambiente!Por favor vc poderia me orientar que curso fazer para me especializar em Ecopsicologia??? Muito Obrigada!Muito Grata.