sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Táxi solar percorre 38 países protestando contra aquecimento global


O Solartaxi, o primeiro veículo solar que viajou ao redor do mundo, chegou nesta quinta em Poznan, na Polônia, onde ocorre a conferência das Nações Unidas (ONU) sobre a Mudança Climática. O táxi solar percorreu 52 mil quilômetros e 38 países como forma de luta contra o aquecimento global.

Seu criador, o professor suíço Louis Palmer, começou sua odisséia em Lucerna, em seu país, em julho de 2007, e desde então conduziu durante mais de um ano este carro movido unicamente por energia solar. Neste peculiar táxi, que não usa nem uma gota de combustível, viajaram importantes personalidades, entre elas o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Como explicou o próprio Palmer em numerosas ocasiões, o Solartaxi pretende conscientizar as pessoas e os governos do problema da mudança climática e as distintas opções que há para combatê-lo.

– Que estão nas mãos de todos nós, cada um pondo seu grão de areia – afirmou.

A iniciativa, segundo o inventor deveria reavivar a esperança e o entusiasmo pela vida, ser um exemplo para resistir à resignação e promover a reflexão sobre o futuro de nosso planeta.

AGÊNCIA EFE

Nenhum comentário: