sábado, 1 de novembro de 2008

Um selo pode salvar o clima da Terra?


Alguns produtos já exibem no rótulo quanto poluíram. Como isso pode combater o aquecimento global

O irlandês Terry Leahy, de 52 anos, presidente da maior rede de supermercados da Inglaterra, a Tesco, afirma não ter grandes idéias dentro de seu escritório. As paredes cor de gelo, segundo ele, não deixam o pensamento fluir com liberdade. “Preciso respirar ar fresco e ter contato com as pessoas”, diz. Nos dias mais frios, exercita a mente entre os corredores de alguma loja de sua própria rede e tenta se passar por um cliente comum. Nos dias mais quentes, prefere ir a pé ao trabalho. Ele sai de sua casa, localizada no vilarejo inglês de Cuffley, e anda 2.059 passos (ele afirma ter contado) até o escritório. Em uma dessas caminhadas, em julho de 1998, o executivo teve a idéia de reduzir as emissões de gás carbônico de sua empresa. Queria diminuir a quantidade do poluente que é o maior responsável pelo aquecimento global. Deu início a um minucioso trabalho que envolve centenas de fornecedores.

A idéia é transformar a Tesco em um exemplo de produtividade sem agredir o meio ambiente. Para isso, trocou as máquinas que consumiam muita energia. Substituiu a frota de caminhões a diesel por veículos a gás. Neste ano, Leahy adotou uma tática mais ousada: resolveu colocar no rótulo de seus produtos quanto eles poluem o ambiente. A quantidade de carbono liberada para a atmosfera em sua fabricação estará estampada na embalagem de cada um de seus 70 mil produtos. A notícia valorizou as ações da rede de supermercados em 30% e ajudou a transformar a Tesco em uma das marcas mais sólidas do planeta. Leia mais aqui!

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