segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Programa "De Olho no Óleo" credencia empresas com selo e autorização ambiental


Dois novos instrumentos vão certificar empresas e condomínios de São José(SC) que realizam a destinação correta dos óleos vegetal e mineral descartados. A Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente, lança amanhã (23/10), às 10h30, no Restaurante Meu Cantinho, no Kobrasol, na Rua José Gonzaga R. de Lima, 400, o selo e a autorização ambiental do Programa "De Olho no Óleo".
O reconhecimento incentiva os estabelecimentos a adotarem esse conceito totalmente sustentável de destinação adequada dos óleos residuais, provenientes, por exemplo, das frituras na cozinha e da troca de óleo de motor nas oficinas automotivas e postos de combustíveis.

1º passo
Nesta primeira etapa, a Fundação Municipal do Meio Ambiente vai credenciar 85 empresas que estão com toda a documentação e taxas regularizadas, mas a meta a curto prazo é a de fornecer o selo do Programa para 262 empresas cadastradas e a autorização ambiental para 172, haja vista que os estabelecimentos que trabalham com óleo mineral já possuem essa autorização.
Histórico
Lançado em março de 2007, o Programa "De Olho No Óleo" coleta por mês aproximadamente 80 mil litros de óleo mineral e 16,5 mil litros óleo vegetal.
Para colocar o Programa em prática, a Fundação firmou parceria com oito empresas para realizarem o recolhimento. E o melhor: sem custos tanto para os cofres públicos quanto para as empresas. "Oficinas e postos de combustíveis podem até aproveitar para vender o óleo mineral descartado, já que as empresas credenciadas pagam pelo produto e o reaproveitam, sem prejuízos ao meio ambiente", destaca o Superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, engenheiro Sílvio César dos Santos Rosa.

Danos
Os riscos ambientais provocados pelo destino inadequado do produto são graves, a exemplo da contaminação das águas, ecossistema aquático e solo. "Estudos mostram que cada litro de óleo vegetal jogado fora implica contaminação de um milhão de litros de água", explica o Superintendente.

Reaproveitamento
O óleo vegetal recolhido pode ser aproveitado para a fabricação de sabão, produção de biocombustível, tintas e massa para calefação, enquanto que o mineral pode ser recondicionado e reutilizado nos motores dos veículos.
Lançado em março de 2007, o Programa "De Olho No Óleo" coleta por mês aproximadamente 80 mil litros de óleo mineral e 16,5 mil litros óleo vegetal.

Programa
O Programa abrange o recolhimento nos bares, lanchonetes, restaurantes, condomínios, escolas, oficinas automotivas e postos de combustíveis, mas tem a intenção de conscientizar toda a população. As pessoas podem participar armazenando o óleo em uma garrafa e entregando-a nos locais cadastrados, basta ligar para a Fundação no telefone: (48) 3381 0040 para saber o ponto de coleta mais próximo da residência.

Nenhum comentário: