sexta-feira, 22 de agosto de 2008

ÁGUA! Haverá uma escassez mundial?


"A água é o petróleo do século XXI", disse o executivo-chefe da empresa química Dow, Andrew Liveris. Assim como o petróleo, a água é um lubrificante importante da economia global, e sua oferta -- pelo menos a da água potável -- também vem sofrendo uma enorme pressão.

Isto se deve ao crescimento da população mundial e a uma classe média emergente na Ásia, que demanda um outro padrão de utilização da água. O Goldman Sachs estima que o consumo mundial esteja duplicando a cada 20 anos. Segundo o banco, trata-se de um ritmo de crescimento insustentável.

A água, ao contrário do petróleo, não tem substituto. Além do setor agrícola, muitos outros produtos e serviços também dependem deste recurso, como é o caso da geração de energia. O banco JPMorgan calcula que cinco gigantes dos setores de alimentos e bebidas -- Nestlé, Unilever, Coca-Cola, Anheuser-Busch e Danone -- consomem quase 575 bilhões de litros de água por ano. Seria o suficiente para o consumo em um dia de todas as pessoas do planeta. ON.

Nenhum comentário: