segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Barcos movidos à energia solar são testados no AM


MEIO DE TRANSPORTE ALCANÇA VELOCIDADE DE 35 KM/H. PARA PREVENIR POSSÍVEIS PANES, HÁ DEPÓSITO COM ÁLCOOL.

Barcos movidos a energia solar são a nova opção de transporte com conceito ecologicamente correto. Por enquanto, o meio de locomoção está em fase de testes no Amazonas, mas os primeiros trajetos comerciais devem ser realizados a partir de novembro deste ano.

O empresário Fernando Antônio Afonso Garcia, sócio da Seisui, responsável pelo projeto, afirma que os testes iniciais foram bem-sucedidos. De acordo com Garcia, o primeiro barco tem capacidade para quatro pessoas, mas o modelo para dez pessoas já está em fase de desenvolvimento. O trajeto incial, que vai marcar o início das operações, está previsto para acontecer de Santa Isabel do Rio Negro (AM) até Parintins (AM).

“Fizemos uma pesquisa para verificar a demanda da região. Os próximos barcos terão capacidade para transportar dez pessoas, sendo oito turistas, um guia e um comandante”, afirma.

As placas solares instaladas no teto geram energia elétrica que alimentam as baterias e os motores, capazes de movimentar o barco. “Além disso, o barco conta com uma bateria com energia acumulada e capacidade para realizar a navegação noturna ou sob tempo nublado e chuvoso durante até oito horas”, afirma.

Segundo Garcia, para prevenir alguma possível pane no sistema de energia gerada por luz solar, há um depósito com álcool. O apelo ecológico é um dos principais motes para a implementação deste projeto. “Quem vem para a Amazônia não quer ouvir barulho de motor, nem aturar o cheiro do diesel”, afirma o empresário.

O meio de transporte alcança velocidade de 35 km/h. “Já recebemos pouco mais de 30 pedidos de orçamento de barcos. Além de hotéis da região amazônica, estabelecimentos do Pantanal e de Santa Catarina já demonstraram interesse”, diz. Portal G1

Nenhum comentário: