quinta-feira, 10 de julho de 2008

Ecologistas movem ação para exigir conclusão de ciclovia em Florianópolis (SC)


Uma ação civil pública exige que o Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra) conclua a construção da ciclovia na Via Expressa Sul, em Florianópolis. A ação foi proposta por um grupo de 12 ONGs de ecologistas, além de ciclistas e associações comunitárias da Capital.

Inaugurada em 2004, a ciclovia termina em um determinado ponto e é preciso seguir por um carreiro para chegar à SC-405, rodovia que leva ao Sul da Ilha de Santa Catarina.

Os representantes das associações querem uma providência por causa da falta de segurança e porque, segundo eles, a legislação exige.

– Tanto a legislação federal quanto a estadual e municipal dizem que as rodovias que passam em perímetros urbanos precisam ter ciclo-estruturas instaladas no entroncamento com a rede viária – diz André Soares, diretor geral da Associação Caeté Cultura e Natureza.

O Deinfra, que administra a Via Expressa Sul, tem um projeto para adequar a SC-405 com espaço destinado aos ciclistas.

– O Ministério Público e a comunidade têm razão quanto a necessidade da ciclovia. Precisamos ver qual a solução para aquele entroncamento – diz Romualdo França, diretor-presidente do Deinfra.

O projeto de conclusão da ciclovia é de responsabilidade do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), que irá realizar a obra durante construção da terceira pista da SC-405.

Assista a matéria da RBS TV.

Nenhum comentário: