quarta-feira, 7 de maio de 2008

Recolhidas 50 toneladas de detritos das praias de Florianópolis (SC)


Ciclone extratropical pode ser responsável por trazer material

Mais de 20 funcionários da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) trabalham na parte continental de Florianópolis para remover a sujeira acumulada nas praias.

Até a tarde de ontem, foram recolhidas mais de 50 toneladas de detritos, principalmente, orgânicos. Espera-se remover mais 30 até o fim da semana. Para especialistas, é conseqüência do ciclone extratropical.

Segundo o gerente de praias da Comcap, Aristides Gomes, "a faixa do Bairro Abraão até Coqueiros é a parte mais suja". O Sul da Ilha também está com acúmulo de material, com maior intensidade no Bairro Tapera. No Norte houve poucas ocorrências.

Quem passou pela Praia de Itaguaçu, ontem, pôde ver um tronco de Guapuruvu, de seis metros. Os funcionários da Comcap utilizaram motosserra para cortar a madeira. O aparelho não resistiu e quebrou. Próximo dali, na Praia das Palmeiras, encontraram um resto de árvore de, aproximadamente, 10 metros.

A força-tarefa conta com seis caminhões e capineiros da companhia chamados para a operação, além dos que já trabalham nessas localidades.

Francisco Oliveira, chefe do Centro de Desenvolvimento de Aqüicultura e Pesca da Epagri, apontou o ciclone extratropical, que atingiu a costa catarinense durante o fim de semana, como a causa desse fenômeno.

– Quando há muita chuva, os rios transbordam e carregam materiais de outras áreas. Depois desembocam no mar. As baías e as enseadas contêm mais os materiais – ressaltou Francisco.

Os ventos fortes também agravam esse acúmulo nas orlas, pois ajudam a remover detritos do fundo do mar.

A previsão para a limpeza total das áreas é até esta sexta-feira, se não chover. Porém, a maré pode aumentar essa estimativa.

– Temos que limpar várias vezes o mesmo local, porque o movimento das águas ainda traz muita sujeira – explicou Gomes.

DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: