sexta-feira, 23 de maio de 2008

O que fazer com o lixo eletrônico?


Conforme dados do Greenpeace, são 50 milhões de toneladas de lixo eletroeletrônico produzidos a cada ano pela humanidade, composto por computadores, celulares, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. É importante lembrar que maioria desses equipamentos possui em sua composição metais pesados – como chumbo, cádmio e mercúrio – que se manuseados ou dispostos de maneira inadequada oferecem riscos à saúde humana e ao meio ambiente, com perigo de contaminar o ar, o solo e as águas.

Antes de mais nada, é preciso lembrar dos três "Rs" da consciência ambiental: reduzir, reutilizar e reciclar, nessa ordem. Ou seja, é fundamental diminuir a quantidade gerada desses perigosos resíduos, utilizar os produtos até o final da sua vida útil e só trocá-los quando for realmente necessário. Se o aparelho a ser descartado ainda estiver em bom estado, outra possibilidade é doá-lo.

No Brasil, algumas empresas já aceitam receber de volta os equipamentos usados produzidos por ela. Por isso, antes de jogar qualquer aparelho no lixo, informe-se junto ao respectivo fabricante se ele recebe o produto de volta. E caso não receba, não perca a ocasião de sugerir que o faça.

Algumas entidades que recebem equipamentos e/ou orientam aqueles que querem fazer doações são:

Associação Brasileira de Excedentes
Casas André Luiz
Comitê pela Democratização da Informática
Exército de Salvação
Museu do Computador
Informe-se e faça sua parte.

Nenhum comentário: