segunda-feira, 28 de abril de 2008

Boto é declarado símbolo de conservação


A WWF divulgou hoje que o boto (Inia Boliviensis), conhecido na região amazônica como boto cor-de-rosa, foi declarado pela prefeitura do Departamento de Beni (noroeste da Bolívia) como patrimônio natural.

O boto foi reconhecido pela comunidade científica como uma nova espécie endêmica para Bolívia e considerado um indicador de qualidade dos sistemas aquáticos onde vive. Para a realização de estudos científicos, ele é fundamental pois facilita medir e avaliar o impacto das ameaças ao meio ambiente, com a contaminação por hidrocarbonetos e mercúrio e a implantação de projetos de infra-estrutrura como represas e hidrovias.

– Os botos estão seriamente ameaçados e com risco de extinção em outros continentes como Ásia. Mas a América do Sul e, particularmente a Bolívia, ainda tem populações com relativo bom estado de conservação – assegurou Fernando Trujillo, diretor científico da Fundação Omacha, que liderou o primeiro censo de botos da América do Sul.

De acordo com a WWF, pesquisadores percorreram um total de 13 rios do continente, em territórios de cinco países para realizar o Censo de Botos na América do Sul, realizado durante quinze meses (2006-2007). A contagem alcançou um número total de 3.188 botos, ao longo de 3.593 km entre os rios Amazonas, Orinoco e seus respectivos afluentes, divididos entre Venezuela, Equador, Peru, Bolívia e Colômbia.

Nenhum comentário: